Princípios Multimédia
Princípios que afectam o impacto multimédia na aprendizagem.
Mayer (2011, p.184) sugeriu sete princípios multimédia, com
implicações para o projecto online e instruções:
- Princípio Multimédia: os alunos aprendem melhor a partir de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas:
- Princípio de contiguidade espacial: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas lado a lado na página ou no ecrã.
- Princípio da contiguidade temporal: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas em simultâneo em vez de sucessivamente.
- Princípio da coerência: os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos.
- Princípio da modalidade: os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração sonora em vez de animação e tecto no ecrã.
- Princípio da redundância: as pessoas têm uma capacidade limitada para processar material visual e auditivo que é apresentado simultaneamente, portanto, os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã.
- Princípio das diferenças individuais: os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimento do que alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos de baixa capacidade espacial.
(Nota: A habilidade espacial é a capacidade mental para gerar, manter e manipular imagens visuais)
Bibliografia:
PATRICK FAHY (2008) - AS
CARACTERÍSTICAS DOS MEIOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVA ONLINE
Sem comentários:
Enviar um comentário