sábado, 18 de maio de 2013

Comentário crítico

Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente. Assim, é pertinente considerar esta nova ferramenta como um precioso auxiliar na aprendizagem. O processo de ensino - aprendizagem, está cada vez mais a sofrer alterações devido ao uso da nova sociedade de informação (as tecnologias), proporcionadas pela Internet, e que são uma nova forma de formação de conhecimento. Ensinar com o auxílio da Internet acelera a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos e espaços. Uma verdadeira aprendizagem está na parceria aluno - professor e na construção do conhecimento nesses dois sujeitos. Para que se possa haver um ensino mais significativo, que abrange todos os alunos, as aulas precisam ser participativas, interativas e envolventes, tornando os alunos sempre "professores" na construção de seu próprio conhecimento. Com tudo isto podemos dizer que a relação entre a educação e as tecnologias foram impulsionadas pelas exigências da atual sociedade da informação, que oferecem opções de escolha para os indivíduos, o respeito às diferentes culturas, a inclusão social e digital, as novas formas de se comunicar e de aprender a flexibilidade nos processos sociais, a rapidez e o acesso às informações, principalmente devido às potencialidades da Internet; e a constante atualização, que incorpora a necessidade de estar aberto ao novo e à educação permanente.

Educação e Internet

Estilos de aprendizagem em plataforma digitais

A teoria dos estilos de aprendizagem tem um percurso grande de testes e questionários aplicados a diversas áreas do conhecimento. Poderemos dizer que os estilos de aprendizagem, de acordo com Alonso, Homey e Gallego são traços cognitivos, afetivos e fisiológicos que servem como indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem. Para Garcia Cue os estilos de aprendizagem são como traços cognitivos, afetivos, fisiológicos de preferência pelo uso dos sentidos, ambiente, cultura, psicologia, comunidade, desenvolvimento e personalidade, que servem como indicadores relativamente estáveis de como as pessoas percebem, inter-relacionam e respondem a seus ambientes de aprendizagem e a suas próprios métodos ou estratégias em sua forma de aprender. De acordo com esta abordagem teórica existem quatro tipos definidos como: o ativo; o reflexivo; o teórico e o pragmático. Estilo ativo – valoriza dados da experiência, entusiasma-se com tarefas novas e é muito ágil. As pessoas que gostam de desafios. Características: animador, improvisador, descobridor que se arrisca e espontâneo. Estilo reflexivo – atualiza dados, estuda, reflete e analisa. As pessoas tendem a ser prudentes. Características: ponderado, consciente, receptivo, analítico e exaustivo. Estilo teórico - é lógico, estabelece teorias, princípios, modelos, busca a estrutura, sintetiza. As pessoas que tendem a ser perfeccionistas, integrando o que fazem em teorias coerentes, buscam a racionalidade e objectividade se distanciando do subjectivo e do ambíguo. Estilo pragmático – aplica a ideia e faz experimentos. Os pragmáticos são pessoas que aplicam na prática as ideias são realistas quando têm que tomar uma decisão e resolve-la. Principais características são: experimentador, pratico, direto, eficaz e realista. A teoria dos estilos de aprendizagem contribui para a construção do processo de ensino e aprendizagem como o uso das tecnologias porque considera as diferenças individuais e prima pela flexibilidade dos estilos. A teoria não tem como objectivo medir os estilos de cada indivíduo e rotula-lo de forma estagnada, mas identificar o estilo de maior predominância na forma que cada um aprende. A teoria de estilos de aprendizagem facilita a entender o significado das tecnologias para a educação. As formas de aprendizagem, juntamente com os estilos de aprendizagem vem facilitar um perfil como as pessoas apreendem no virtual e as formas de direcionarem as aplicações didático-pedagógico para o processo de ensino aprendizagem. A teoria dos estilos de aprendizagem tem um percurso grande de testes e questionários aplicados a diversas áreas do conhecimento. Poderemos dizer que os estilos de aprendizagem, de acordo com Alonso, Homey e Gallego são traços cognitivos, afetivos e fisiológicos que servem como indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem. Para Garcia Cue os estilos de aprendizagem são como traços cognitivos, afetivos, fisiológicos de preferência pelo uso dos sentidos, ambiente, cultura, psicologia, comunidade, desenvolvimento e personalidade, que servem como indicadores relativamente estáveis de como as pessoas percebem, inter-relacionam e respondem a seus ambientes de aprendizagem e a suas próprios métodos ou estratégias em sua forma de aprender. De acordo com esta abordagem teórica existem quatro tipos definidos como: o ativo; o reflexivo; o teórico e o pragmático. Estilo ativo – valoriza dados da experiência, entusiasma-se com tarefas novas e é muito ágil. As pessoas que gostam de desafios. Características: animador, improvisador, descobridor que se arrisca e espontâneo. Estilo reflexivo – atualiza dados, estuda, reflete e analisa. As pessoas tendem a ser prudentes. Características: ponderado, consciente, receptivo, analítico e exaustivo. Estilo teórico - é lógico, estabelece teorias, princípios, modelos, busca a estrutura, sintetiza. As pessoas que tendem a ser perfeccionistas, integrando o que fazem em teorias coerentes, buscam a racionalidade e objectividade se distanciando do subjectivo e do ambíguo. Estilo pragmático – aplica a ideia e faz experimentos. Os pragmáticos são pessoas que aplicam na prática as ideias são realistas quando têm que tomar uma decisão e resolve-la. Principais características são: experimentador, pratico, direto, eficaz e realista. A teoria dos estilos de aprendizagem contribui para a construção do processo de ensino e aprendizagem como o uso das tecnologias porque considera as diferenças individuais e prima pela flexibilidade dos estilos. A teoria não tem como objectivo medir os estilos de cada indivíduo e rotula-lo de forma estagnada, mas identificar o estilo de maior predominância na forma que cada um aprende. A teoria de estilos de aprendizagem facilita a entender o significado das tecnologias para a educação. As formas de aprendizagem, juntamente com os estilos de aprendizagem vem facilitar um perfil como as pessoas apreendem no virtual e as formas de direcionarem as aplicações didático-pedagógico para o processo de ensino aprendizagem.


 Bibliografia: Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal