Aprendizagem online é um instrumento de
cooperação, colaboração e comunicação. Estes dispositivos permitem o ensino, a
estrutura, a formação e tecnologia de apoio, orientação para novos papéis,
processos, a interacção entre professore e outros.
O princípio multimédia aplicáveis na
pedagogia online são descritos como sendo as características especiais que se
baseiam nos meios de comunicação individual baseado em ferramentas.
Os professores à distância devem
acompanhar as tendências tecnológicas na sociedade, visto surgirem rapidamente na
sala de aula.
Nos países mais desenvolvidos a
aprendizagem online tem vindo a desenvolver-se e a diversificar-se
Oliver e McLoughin (1998) compreendem
algumas das limitações dos computadores, argumentando que estes por si só não
podem transformar a experiência da aprendizagem/ensino e Vrasidas e McLsaac
(1999) advertem que “tecnologias hostis” podem realmente criar barreiras ao
clima da aprendizagem online.
Experiências com novos media, com as
tecnologias e inovações podem permitir uma avaliação mais equilibrada dos
impactos e as deficiências identificadas.
Vantagens:
- Maior flexibilidade para os alunos;
- Gastos reduzidos na construção de universidades;
- Maior literacia informática;
- Capacidade de reutilização dos materiais dos cursos;
- Maior capacidade de transferência de colaboração;
- Melhor dos níveis de graduação/licenciaturas;
- Maior atenção para exigências/necessidade dos estudantes especiais (deficientes);
Desvantagens:
- Preocupação sobre a qualidade do ensino;
- Questões relacionadas com o tratamento equitativo de professores à distancia;
- Cepticismo não declarado por parte de alguns empregados sobre diplomados nestas circunstancias;
- Reduzir as oportunidades de interacção espontânea entre professores e alunos.
Uma visão equilibrada da tecnologia deve
considerar todos os potenciais impactos e resultados.
Bibliografia:
PATRICK FAHY (2008) - AS
CARACTERÍSTICAS DOS MEIOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVA ONLINE