quinta-feira, 18 de abril de 2013

Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online


Aprendizagem online é um instrumento de cooperação, colaboração e comunicação. Estes dispositivos permitem o ensino, a estrutura, a formação e tecnologia de apoio, orientação para novos papéis, processos, a interacção entre professore e outros.
O princípio multimédia aplicáveis na pedagogia online são descritos como sendo as características especiais que se baseiam nos meios de comunicação individual baseado em ferramentas.
Os professores à distância devem acompanhar as tendências tecnológicas na sociedade, visto surgirem rapidamente na sala de aula.
Nos países mais desenvolvidos a aprendizagem online tem vindo a desenvolver-se e a diversificar-se
Oliver e McLoughin (1998) compreendem algumas das limitações dos computadores, argumentando que estes por si só não podem transformar a experiência da aprendizagem/ensino e Vrasidas e McLsaac (1999) advertem que “tecnologias hostis” podem realmente criar barreiras ao clima da aprendizagem online.
Experiências com novos media, com as tecnologias e inovações podem permitir uma avaliação mais equilibrada dos impactos e as deficiências identificadas.

Vantagens:
  • Maior flexibilidade para os alunos;
  • Gastos reduzidos na construção de universidades;
  •  Maior literacia informática;
  •  Capacidade de reutilização dos materiais dos cursos;
  • Maior capacidade de transferência de colaboração;
  • Melhor dos níveis de graduação/licenciaturas;
  • Maior atenção para exigências/necessidade dos estudantes especiais (deficientes);


Desvantagens:
  •  Preocupação sobre a qualidade do ensino;
  • Questões relacionadas com o tratamento equitativo de professores à distancia;
  • Cepticismo não declarado por parte de alguns empregados sobre diplomados nestas circunstancias;
  •  Reduzir as oportunidades de interacção espontânea entre professores e alunos.

Uma visão equilibrada da tecnologia deve considerar todos os potenciais impactos e resultados.

Bibliografia:
PATRICK FAHY (2008) - AS CARACTERÍSTICAS DOS MEIOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVA ONLINE

Media, Modos e Aprendizagem



Princípios Multimédia
Princípios que afectam o impacto multimédia na aprendizagem.

Mayer (2011, p.184) sugeriu sete princípios multimédia, com implicações para o projecto online e instruções:
  • Princípio Multimédia: os alunos aprendem melhor a partir de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas:
  • Princípio de contiguidade espacial: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas lado a lado na página ou no ecrã.
  •  Princípio da contiguidade temporal: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas em simultâneo em vez de sucessivamente.
  • Princípio da coerência: os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos.
  • Princípio da modalidade: os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração sonora em vez de animação e tecto no ecrã.
  • Princípio da redundância: as pessoas têm uma capacidade limitada para processar material visual e auditivo que é apresentado simultaneamente, portanto, os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã.
  • Princípio das diferenças individuais: os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimento do que alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos de baixa capacidade espacial.

(Nota: A habilidade espacial é a capacidade mental para gerar, manter e manipular imagens visuais)


Bibliografia:
PATRICK FAHY (2008) - AS CARACTERÍSTICAS DOS MEIOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVA ONLINE

segunda-feira, 15 de abril de 2013


A Importância do Blog na Educação





Vídeo criado para incentivar alunos e professores, na construção e utilização do blog como recurso pedagógico interativo.