sábado, 18 de maio de 2013

Estilos de aprendizagem em plataforma digitais

A teoria dos estilos de aprendizagem tem um percurso grande de testes e questionários aplicados a diversas áreas do conhecimento. Poderemos dizer que os estilos de aprendizagem, de acordo com Alonso, Homey e Gallego são traços cognitivos, afetivos e fisiológicos que servem como indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem. Para Garcia Cue os estilos de aprendizagem são como traços cognitivos, afetivos, fisiológicos de preferência pelo uso dos sentidos, ambiente, cultura, psicologia, comunidade, desenvolvimento e personalidade, que servem como indicadores relativamente estáveis de como as pessoas percebem, inter-relacionam e respondem a seus ambientes de aprendizagem e a suas próprios métodos ou estratégias em sua forma de aprender. De acordo com esta abordagem teórica existem quatro tipos definidos como: o ativo; o reflexivo; o teórico e o pragmático. Estilo ativo – valoriza dados da experiência, entusiasma-se com tarefas novas e é muito ágil. As pessoas que gostam de desafios. Características: animador, improvisador, descobridor que se arrisca e espontâneo. Estilo reflexivo – atualiza dados, estuda, reflete e analisa. As pessoas tendem a ser prudentes. Características: ponderado, consciente, receptivo, analítico e exaustivo. Estilo teórico - é lógico, estabelece teorias, princípios, modelos, busca a estrutura, sintetiza. As pessoas que tendem a ser perfeccionistas, integrando o que fazem em teorias coerentes, buscam a racionalidade e objectividade se distanciando do subjectivo e do ambíguo. Estilo pragmático – aplica a ideia e faz experimentos. Os pragmáticos são pessoas que aplicam na prática as ideias são realistas quando têm que tomar uma decisão e resolve-la. Principais características são: experimentador, pratico, direto, eficaz e realista. A teoria dos estilos de aprendizagem contribui para a construção do processo de ensino e aprendizagem como o uso das tecnologias porque considera as diferenças individuais e prima pela flexibilidade dos estilos. A teoria não tem como objectivo medir os estilos de cada indivíduo e rotula-lo de forma estagnada, mas identificar o estilo de maior predominância na forma que cada um aprende. A teoria de estilos de aprendizagem facilita a entender o significado das tecnologias para a educação. As formas de aprendizagem, juntamente com os estilos de aprendizagem vem facilitar um perfil como as pessoas apreendem no virtual e as formas de direcionarem as aplicações didático-pedagógico para o processo de ensino aprendizagem. A teoria dos estilos de aprendizagem tem um percurso grande de testes e questionários aplicados a diversas áreas do conhecimento. Poderemos dizer que os estilos de aprendizagem, de acordo com Alonso, Homey e Gallego são traços cognitivos, afetivos e fisiológicos que servem como indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem. Para Garcia Cue os estilos de aprendizagem são como traços cognitivos, afetivos, fisiológicos de preferência pelo uso dos sentidos, ambiente, cultura, psicologia, comunidade, desenvolvimento e personalidade, que servem como indicadores relativamente estáveis de como as pessoas percebem, inter-relacionam e respondem a seus ambientes de aprendizagem e a suas próprios métodos ou estratégias em sua forma de aprender. De acordo com esta abordagem teórica existem quatro tipos definidos como: o ativo; o reflexivo; o teórico e o pragmático. Estilo ativo – valoriza dados da experiência, entusiasma-se com tarefas novas e é muito ágil. As pessoas que gostam de desafios. Características: animador, improvisador, descobridor que se arrisca e espontâneo. Estilo reflexivo – atualiza dados, estuda, reflete e analisa. As pessoas tendem a ser prudentes. Características: ponderado, consciente, receptivo, analítico e exaustivo. Estilo teórico - é lógico, estabelece teorias, princípios, modelos, busca a estrutura, sintetiza. As pessoas que tendem a ser perfeccionistas, integrando o que fazem em teorias coerentes, buscam a racionalidade e objectividade se distanciando do subjectivo e do ambíguo. Estilo pragmático – aplica a ideia e faz experimentos. Os pragmáticos são pessoas que aplicam na prática as ideias são realistas quando têm que tomar uma decisão e resolve-la. Principais características são: experimentador, pratico, direto, eficaz e realista. A teoria dos estilos de aprendizagem contribui para a construção do processo de ensino e aprendizagem como o uso das tecnologias porque considera as diferenças individuais e prima pela flexibilidade dos estilos. A teoria não tem como objectivo medir os estilos de cada indivíduo e rotula-lo de forma estagnada, mas identificar o estilo de maior predominância na forma que cada um aprende. A teoria de estilos de aprendizagem facilita a entender o significado das tecnologias para a educação. As formas de aprendizagem, juntamente com os estilos de aprendizagem vem facilitar um perfil como as pessoas apreendem no virtual e as formas de direcionarem as aplicações didático-pedagógico para o processo de ensino aprendizagem.


 Bibliografia: Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal

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